sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Série: Teólogo Responde - A Santa Igreja e a Ordenação Feminina




Por que a Igreja Católica não aceita a ordenação de mulheres? Não é esta discriminação que já passaram algumas confissões como anglicanismo? A atitude de Cristo não é para ser entendida, talvez, como o seu próprio tempo e já expirou?


O problema da admissão das mulheres ao sacerdócio ministerial é um dos temas mais quentes da tradição Anglicana e países onde os autores católicos progressismo tiveram ou têm força particular. Por exemplo, E. Schillebeeckx OP diz: "... Mulheres ... não têm autoridade, competência. É a discriminação ... A exclusão do ministério de mulheres é uma questão puramente cultural já não tem sentido. Por que as mulheres não podem presidir a Eucaristia? Por que não pode receber a ordenação? Não há argumentos para se opor a ordenação de mulheres ... Nesse sentido, eu sou feliz a decisão do [da Igreja da Inglaterra] para conferir o sacerdócio às mulheres e, na minha opinião, esta é uma grande abertura para o ecumenismo, em vez de um obstáculo, porque muitos católicos vão na mesma direção " [1] .

Por outro lado, o Magistério Católica tem se mantido firme e constante negação da possibilidade de ordenação feminina, e isso em documentos definitivos [2] . Qual é a razão fundamental pela qual a mulher não pode acessar o sacerdócio ministerial?

1. Da Tradição

Os recursos Magistério tradição, não entendida como "costume antigo", mas como uma garantia da vontade de Cristo sobre a constituição essencial da Igreja (e sacramentos). Esta tradição se reflete em três coisas: a atitude de Cristo, seus discípulos e tradição; ver cada observando também as principais objeções que normalmente surgem a este respeito.

1) A atitude de Jesus Cristo. Historicamente Jesus não chamou nenhuma mulher para se juntar ao 12. Neste deve ser uma política deliberada, poderia fazê-lo e, assim, expressar a sua vontade. Jesus era esperado para tomar a atitude que ele tomou, seus discípulos interpretados como tal era a sua vontade.

Protesto. A objeção mais comum é que Jesus Cristo agiu desta forma para estar em conformidade com os usos do seu tempo e do seu ambiente (judaísmo), em que as mulheres desempenharam sem atividades sacerdotais.

Resposta. Precisamente em relação às mulheres não seguiram Jesus usa ambiente judaico. Entre os judeus rígidos, certamente mulheres sofreu grave discriminação desde o momento de seu nascimento, que depois se espalhou para a vida política e religiosa da nação. "Ai daquele cujos descendentes são mulheres!" Diz o Talmud. Tristeza e dor causou o nascimento de uma criança, uma vez crescido e não tinha acesso à aprendizagem da lei diz que a Mishnah: "Que as palavras da Torá (lei) são destruídos pelo fogo antes do show para as mulheres .. . Quem ensina a sua filha Torá é como se ele ensinou calamidades. Mulheres judias não tinham direitos, muitas vezes sendo considerados como objectos na posse dos homens. Um dia judaico recitado esta oração: 'Graças a Deus eu não pagã, bendito seja Deus não me fez uma mulher, graças a Deus eu não fiz escravo'

Assim, a atitude de Jesus para com as mulheres contrasta com a de judeus contemporâneos, a ponto de que os seus apóstolos estavam cheios de admiração e espanto com o tratamento dispensado a eles (cf. Jo 4:27). Como esta:

-Inversos publicamente com a mulher samaritana (cf. Jo 4:27)

Ignora-hemorragia impureza legal (cf. Mt 9,20-22)

-Deixe um pecador se aproxima da casa de Simão, o fariseu e até mesmo tocá-lo para lavar os pés (cf. Lc 7:37)

Perdoe-a adúltera, mostrando assim que não pode ser mais grave, com o pecado da mulher com o homem (cf. Jo 8:11)

-Tira da lei mosaica para afirmar a igualdade de direitos e deveres de homens e mulheres com relação ao casamento (cf. Mt 19,3-9; Mc 10,2-11).

-É acompanhado e sustentado em seu ministério itinerante para as mulheres (cf. Lc 8,2-3)

LES lida com a mensagem de Páscoa primeiro, mesmo adverte a Ressurreição Onze por eles (cf. Mt 28,7-10 e paralelos).

Esta liberdade de espírito e esse distanciamento é evidente para mostrar que, se Jesus queria ordenação ministerial de mulheres, os usos de seu povo não representam um obstáculo para Ele.

2) Atitude dos Apóstolos. Os apóstolos seguindo a prática de Jesus sobre o ministério sacerdotal, chamando-o apenas para os homens. E isso. Apesar do fato de que Maria ocupava um lugar central na comunidade dos primeiros discípulos (cf. At 1:14) Quando você tem que preencher o lugar de Judas, escolher entre dois homens.

Objeção 1. Você pode obter a mesma objeção: os apóstolos também cumpriu com os costumes do seu tempo.

Resposta. A oposição tem menos valor do que no caso anterior, porque só os apóstolos e Paulo deixou o mundo judaico, eles foram forçados a romper com as práticas de mosaico, como visto em discussões com os judeus paulino. Mas a menos que eles tinham claro a vontade de Cristo, o novo ambiente em que eles começaram a mover o arquivo. Deve ter induzido o sacerdócio feminino, como no mundo helênico muitos cultos pagãos foram confiados aos sacerdotes

Sua atitude pode ser devido a desconfiança ou desprezo das mulheres, como os Atos apostólicos demonstrar quão confiante de São Paulo pede, aceita e agradece o apoio de mulheres notáveis:

-A gratidão e louvores saúda sua coragem e piedade (cf. Rom 16,3-12, Phil 4,3)

Full-formação Priscilla Apolo (cf. At 18,26)

-Phoebe serve Cencre Igreja (cf. Rm 16:1)

-Outros são mencionados com admiração como Lídia, etc

Mas Paulo faz uma distinção na mesma língua:

-Ao se referir a homens e mulheres, os chama de "meu pessoal" (cf. Rm 16:3, Phil 4,2-3)

-Quando se fala de Apolo, Timóteo e ele mesmo, fala de "cooperadores de Deus" (cf. 1 Cor 3,9, 1 Tessalonicenses 3:2).

Objeção 2. As disposições e especialmente Pauline apostólicas são claras, mas essas disposições expiraram, como outros já expirou, ou seja, a obrigação de as mulheres a usar o véu na cabeça (cf. 1 Cor 11,2-6) , para não falar na assembléia (cf. 1 Cor 14,34-35, 1 Tm 2:12), etc

Resposta. Obviamente, o primeiro caso (o véu das mulheres) é menor práticas disciplinares, enquanto a admissão ao sacerdócio ministerial não pode ser colocado na mesma categoria. No segundo exemplo, não é "conversa" de qualquer forma, porque o mesmo São Paulo reconhece mulheres para profetizar na assembléia (cf. 1 Cor 11:5), a proibição sobre a função 'oficial ensino na assembleia cristã ', que não mudou, porque, como tal, só joga o Bispo.

3) Atitude dos Padres, a Liturgia eo Magistério. Quando algumas seitas gnósticas heréticas dos primeiros séculos queria confiar o ministério sacerdotal às mulheres, os Padres julgado como atitude inaceitável na Igreja. Especialmente nos documentos canónicos da tradição de Antioquia e egípcia, esta atitude é sinalizado como uma obrigação de permanecer fiel ao ministério ordenado por Cristo e os apóstolos mantidos escrupulosamente [3] .

2. À luz da teologia sacramental

O argumento central é descrito acima, podemos, no entanto, o acesso de outra maneira argumentativa que coloca mais em evidência do que a tradição que remonta a Cristo não é uma disciplina mera disposição, mas tem uma base ontológica, ou seja, depende de a própria estrutura da Igreja e do sacramento da Ordem. Os dois argumentos que, então, apelar para o simbolismo sacramental.

1) O sacerdócio ministerial é um sinal sacramental de Cristo Sacerdote. O sacerdote ministerial, especialmente em seu evento central é o sacrifício eucarístico, é um sinal de Cristo Sacerdote e Vítima. Agora, a mulher não é sinal suficiente de Cristo Sacerdote e Vítima, portanto, não pode ser sacerdote ministerial.

De fato, os sinais sacramentais não são puramente convencional. A economia sacramental é baseado em sinais naturais que representam ou de pé por uma semelhança natural: eo pão e vinho para a Eucaristia são sinais adequados para representar comida dos homens básico, água para o batismo ser o caminho natural de limpeza e de lavagem, etc. Isso se aplica não só para as coisas, mas também para as pessoas. Portanto, se a Eucaristia é necessário para expressar o papel de Cristo sacramentalmente, pode ser apenas uma "semelhança natural" entre Cristo e seu ministro, se esse papel é desempenhado por um homem [4] .

Na verdade, a Encarnação teve lugar como machos. É uma questão de facto que está relacionado com toda a teologia da criação em Gênesis (a relação entre Adão e Eva, Cristo como o novo Adão, etc) E se alguém não concorda com ela ou com seu desempenho, de qualquer maneira diante do fato inegável da masculinidade Verbo encarnado. Se desejar, portanto, vai ter que discutir por que Deus se encarna em um homem e não uma mulher, mas a partir do fato de que ele era, não se pode contestar que representa adequadamente apenas um Cristo macho-macho.

Objeção 1. A objeção anglicanos provável que a ordenação de mulheres é que, de acordo com eles, a chave não é a encarnação de Cristo se fez homem, mas fez "homem". Então, não tanto o homem que representa adequadamente a Cristo, mas o "humano" como tal.

Resposta. O problema da objeção de insuficiente é um conceito do que é chamado, na teologia sacramental, "representação adequada". Sinais sacramentais devem manter uma representação adequada, ou seja, o mais específico possível. Deste ponto de vista, o 'homem' (masculino-feminino) é uma representação adequada de Cristo, mas em seu sacerdócio comum (o sacerdócio comum dos fiéis), e não do sacerdócio ministerial de Cristo da Nova Aliança. O 'homem' é propriamente o Verbo que se fez carne, mas representa apenas vagamente genérico sacerdote Cristo. De fato, o caráter sacerdotal (ministerial) é um subespecificación geral o cristão que é dada a cada homem (macho e fêmea) pelo batismo.

Objeção 2. Cristo é agora na condição celeste, por isso, é irrelevante que é representado por um homem ou uma mulher, e que "na ressurreição nem demorar mais casar" (Mt 22:30).

Resposta. Este texto (Matthew 22:30) não significa que a glorificação de corpos suprimir a distinção sexual, porque faz parte da identidade da pessoa. A distinção dos sexos e, portanto, a sexualidade é própria de cada vontade primordial de Deus: "homem e mulher os criou" (Gn 1:27).

2) O simbolismo nupcial. Cristo é apresentado na Escritura como o Esposo da Igreja. De fato, em todas as imagens de noiva plenifican Ele do Antigo Testamento que se referem a Deus como esposo do seu povo Israel (cf. Os 1-3;. Jer 2, etc.) Esta caracterização é constante no Novo Testamento:

-San Pablo: 2 Co 11:2, Ef 5,22-33

-San Juan: Jo 3.29, Ap 19,7.9

-No Sinópticos: Mc 2.19, Mt 22:1-14

No entanto, este destaca o papel masculino de Cristo a respeito do papel das mulheres da Igreja em geral. Portanto, para o simbolismo sacramental que torna o assunto do sacramento da Ordem (representando Cristo), e depois o cara que faz ministro da Eucaristia (que age in persona Christi ') ser um sinal adequado , tem que ser um macho.

Protesto. O padre também representa a Igreja, que tem um papel passivo a respeito de Cristo. Agora as mulheres podem representar adequadamente a Igreja, então ele também pode ser um sacerdote.

Resposta. Também é verdade que o sacerdote representa a Igreja e que este poderia ser desdobrada por uma mulher. Mas o problema é que não só representa a Igreja, mas também a Cristo e que isso, de tudo o que já se disse, uma mulher não pode representar. Assim, o homem pode representar para os dois lados, mas apenas uma mulher, que não é o sacerdócio.

3. Conclusão

Os principais erros giram em torno de dois problemas. A primeira é não compreender adequadamente o sacerdócio sacramental, confundindo o sacerdócio comum dos fiéis. A segunda é se deixar levar pelos preconceitos que vêem na discriminação sacerdócio ministerial das mulheres e um aprimoramento do paralelo masculino em detrimento das mulheres, é a falta de perspectiva: na Igreja Católica, o sacerdócio ministerial é um serviço Povo de Deus e não uma questão aristocrática ou melhor, o último é precisamente o abuso sacerdócio ministerial, semelhante ao que contaminaram a hipocrisia e Sadduceeism dos tempos apostólicos. Finalmente, o maior no Reino dos céus não são os ministros, mas os santos, e, excluindo a humanidade de Cristo, o maior de criaturas em honra e santidade, a Virgem Maria, Deus não estava coberta por qualquer caractere sacerdócio.


[1] E. Schillebeeckx OP, eu sou um teólogo feliz. Entrevista com F. Strazzati, Atenas Education Society, Londres 1994, p. 117-118.

[2] Dois trabalhos foram explicitamente tocou no assunto: Instrução da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, insigniores Inter, a questão da admissão das mulheres ao sacerdócio ministerial, 15 de outubro de 1976. Vaticanum Enchiridion, Volume 5 (1974-1976), 2110-2147 nn ª; Carta Apostólica de João Paulo II, 22 de maio de 1994. Ao qual devem ser adicionados: Cartão. "A resposta à pergunta sobre a doutrina da Carta Apostólica Ordinatio Sacerdotalis" Ordinatio Sacerdotalis Ratzinger, de 28 de Outubro de 1995.

[3] Cf. Inter insigniores, n º 2115.

[4] Inter insigniores, n º 2134.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...