segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Onze anos de Ordenação Sacerdotal de Padre Tiago Roney Sancio - 03 de Novembro


Homenagem do Grupo de Oração Filhos do Céu - Paróquia São José

Tu és Sacerdote eternamente segundo a Ordem do Rei Melquisedeque

No último sábado, o Pároco da Paróquia São José de Guarapari, Tiago Roney Sancio, completou 11 anos de ordenação sacerdotal, que foi marcado de alegrias e tristezas.

image
Padre Tiago na Missa da  Paixão de Cristo
Abril de 2012 - Paróquia São José - Guarapari - ES
Natural de Santa Tereza,teve grandes exemplos de católicos, suas avós, já falecidas, e seu avô João Batista,o único que conheceu. Quando completou seis anos, sua família entrou numa tristeza,seu pai havia falecido. Desde dos sete anos,ele sempre teve vontade de ser sacerdote. Em Jardim Itapõa, teve forte experiência de Deus e renovou o chamado ao sacerdócio.


Entrou no seminário de São Paulo,onde sofreu muito.Estudou três anos de Filosofia no Instituto São Boaventura, e 4 anos de teologia na Pontifícia faculdade Nossa Senhora da Assunção.

No final do ano 2000, foi ordenado diácono.E no final de 2001, foi ordenado Sarcedote pelo Bispo Dom Fernando Antônio Figueredo,na Paróquia Sagrado Coração de Jesus,Diocese de Santo Amaro.

Missa Tridentina? Não, é a missa nova

Igreja do Padre Tiago em 2009 . Missa em Versus Deo, com o Padre Renato Leitte
Paróquia São Joaquim e Sant´Ana - Santo Amaro - São Paulo

Dia 26 de Julho de 2009, 10h30 da manhã, região de Interlagos, zona sul de São Paulo – SP. Um local simples, humilde, periferia, havia todos os fatores que alguém possa elencar “com autoridade” para não celebrar em latim. Afinal, falam, somente pessoas cultas entenderiam o latim, etc. Nesse dia tivemos a prova cabal e concreta da falácia desse pseudo-argumento.

Em uma bela iniciativa pastoral, o Pe. Tiago Roney Sanxo, pároco da Igreja de S. Joaquim e Sta. Ana, se propôs a celebrar uma vez ao mês em latim. A princípio ele usará o rito romano reformado (pós-Vaticano II, ou o rito de Paulo VI). Pretende futuramente alternar entre as duas formas do rito romano (reformada e tridentina).

No dia dos padroeiros, ele fez a missa inaugural. Tendo ela sido celebrada pelo Pe. Renato Leite (padre diocesano de Sto. Amaro também) em latim e versus Deum - ou ad Orientem -, essa missa foi um primor litúrgico. Tendo o Kyriale cantado em canto gregoriano e diversas partes também (o Pai Nosso, as respostas ao sacerdote), ela primou pela beleza.

Essa missa teve tudo o que teria direito. Usando uma linda casula romana toda dourada, ele entra com uma comitiva de acólitos. O perfume do incenso toma toda a igreja. Vimos as leituras e a oração dos fiéis e após o Evangelho ser lido, fomos premiados com um lindo sermão sobre o valor do sofrimento. Algo raro hoje. Enquanto muitos (ou quase todos) querem regar um “evangelho” adocicado, o Pe. Renato teve o brio de não maquiar a real mensagem de Cristo.

Depois cantamos o Credo e começou a consagração. Foi usado o Cânon Romano (Oração Eucarística I). Após a consagração, teve lugar a comunhão. Todos comungaram de joelhos e na boca – antiga tradição da Igreja e jamais abandonada – em profunda reverência. Não houve profanações ali, ao contrário, viu-se ali um resgate da identidade litúrgica da Igreja.

Ah, mas e o argumento de que as pessoas não participam, que não entendem o latim, etc? Ficou provado que era falso. As pessoas amaram a missa, participaram sim. Porém participar não é igual a sair dançando. Que o Pe. Tiago seja muito abençoado nessa iniciativa dele para seus paroquianos, levando-os a conhecer a real tradição litúrgica da Igreja.

(Salvem a Liturgia-27 de julho de 2009)

Tem forte devoção a Santa Terezinha, as Santa das Rosas.

Nossa querida Santa Teresinha, padroeira das Missões, nos ensina que pela oração podemos ser grandes missionários do Amor de Deus, iluminando as almas que precisam da graça e da conversão! (Pe Tiago)

Padre Tiago na  Festa de Dez Anos de Sacerdócio
Comunidade Santa Rita - Novembro de 2011 
No dia 21 de dezembro, o Padre Tiago Roney Sancio tomou posse como pároco na Paróquia São José em Guarapari. Uma belíssima celebração presidida por Dom Mário Marquez, contando com as presenças dos padres Hiller, Manuel, Alair, Luis Henrique e Pierre, leigos da Paróquia São Francisco de Assis - Itapuã onde Pe. Tiago foi vigário, leigos da paróquia São José e Comunidade Epifania que foi designada por Dom Luiz para auxiliar na formação.

Quando completou 10 anos de sacerdócio houve uma  Missa em ação de Graças ao bom Deus aconteceu dia 06 de novembro na Comunidade Santa Rita de Cássia. A solene Missa reuniu representantes das 26 comunidades da Paróquia São José, além de visitantes de Vila Velha, Comunidade Epifania e é claro os irmãos Ted Renan e Sâmia Regina junto com a mãe dona Glória Regina.

Na Vigília Pascal, ladainha em latim, povo comungando de joelhos e na boca, uso do órgão...


(Salvem a Liturgia, 8 de Abril de 2012)



Padre Tiago - Ofício de Trevas
Abril de 2012 - Paróquia São José de Guarapari - ES


A Palavra dos Amigos 


Parabéns Padre Tiago pelo seu aniversário de Ordenação Sacerdotal!
Jesus e Maria o abençõe hoje e sempre!!



padre tiago, fico muito feliz por seus 11 anos de sacerdócio. sou grata pelo senhor dar seu sim a DEUS todos os dias, a cada santa missa celebrada e espero poder compartilhar esse momento muitas e muitas vezes ainda e quando estivermos juntos na casa de DEUS, que possamos continuar participando da comunhão dos santos a cada missa celebrada aqui na terra. Que a Maẽzinha do céu esteja do seu lado e te ajude a dizer muitos "sim" ainda nessa vida DEUS te abençõe e te acompanhe sempre Amem.




Parabéns padre Tiago pelos 11 anos de vida doada sem reservas, obrigada pelo seu sim, como Maria, que ela o ajude a caminhar com perseverança, anunciando seu filho Jesus, Deus te abençoe em abundância, conte com minhas orações sempre!!.




AGRADEÇO MUITO A DEUS PELA VIDA DO NOSSO ABENÇOADOPeTiago Roney Sancio.. SERVO OBEDIENTE QUE TEM GUIADO SEU REBANHO FIRMEMENTE... NOSSA PARÓQUIA É IMENSAMENTE GRATA AO SENHOR PADRE, POR TANTO AMOR E DEDICAÇÃO...
PARABÉNS PELOS 11 ANOS DE VIDA SACERDOTAL....



HOJE QUEREMOS LOUVAR E AGRADECER A DEUS PELOS 11 ANOS DE VIDA SACERDOTAL DE NOSSO AMADO PÁROCO PeTiago Roney Sancio... ESTÁ É UMA SINGELA HOMENAGEM DA FAMÍLIA GO Filhos Do Céu...
'' Que Vocação Linda a de ser Padre!'' Poder levar ás pessoas
 uma palavra de carinho e conforto pelo sacramento da confissão. Que graça é ser Padre! Pela oração, pela força, e ação do Espirito Santo, o Padre atualiza o ministério celebrado por Jesus, a Santa Eucaristia.Sem sacerdote não há Eucaristia. Anunciar, denunciar, convidar para conversão. Missão que Jesus designou aos seus, por que que todos sejam salvos pelo seu amor. Sua palavra é fonte inesgotável de vida, paz ,conforto e esperança. Sua palavra Liberta , abençoa, consagra, santifica, renova. Que linda Missão Senhor!! 
Agradecemos Padre por cada Missa celebrada,pelos batizados e matrimônios. Pelas pessoas que pela primeira vez receberam Jesus, no pão consagrado. Quanta Graça! quantas maravilhas Deus tem realizado em nossa Paróquia, através de seu servir... O Senhor é uma benção em nossas Vidas, que nosso Senhor lhe conceda a graça de muito mais anos de vida sacerdotal. Nosso imenso obrigado. Te Amamos!!





Hoje completo 11 anos de sacerdote!
Que honra servir a Santa Igreja de Deus e caminhar cada dia sonhando em chegar à Jerusalém Celeste, aonde junto de Nossa Senhora e de todos os Anjos e Santos de Deus, vamos participar da alegria infinita adorando a Deus por todos os séculos dos séculos!
Meu Deus muito obrigado!!!





Salvem a Liturgia
Facebook
Acólitos da Paróquia São José - Facebook

Um comentário:

  1. PE. TIAGO, ESPERO Q O SR TENHA MUITOS ANOS DE VIDA SACERDOTAL!!!! SÓ NAO ENTENDO COMO UM PADRE TAO BOM, COM UM CARISMA ENORME PARA ARREBANHAR TANTOS FIEIS E CATEQUIZÁ-LOS, PODE ESTAR NUMA CIDADELA DO INTERIOR DO E.S. !!!!??? QUANTA NECESSIDADE DESTE SACERDOTE EM V. VELHA...(IMENSO NUMERO DE FIEIS E CRESCENDO ) O SENHOR ESTAVA FAZENDO UM TRABALHO MUITO BOM JUNTO AO PE. HILLER (ITAPUA) E EM GUARAPARI. NÃO DEVERIAM ESCONDÊ-LO..... Um grande abraço! Renata V.Velha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...